Selo #Algolatr.IARecomenda: Livro Introdução à Inteligência Artificial, de Tom Taulli, Editora Novatec

Trazendo promessas de libertação das restrições do tempo, do tedioso e desagradável trabalho de rotina e dos dissabores do acesso desigual a instrumentos de automação na corrida desenfreada imposta pelo capital, eis que vos apresento a Inteligência Artificial, um novo caminho para a terra prometida. Quer dizer, quem vos apresenta, na verdade, é Tom Taulli, um dos maiores desenvolvedores de software do globo, mas com poucos - ou quase nada de - dados pessoais na internet. O que se sabe é que Tom nasceu na Califórnia, EUA, desenvolve desde a década de 1980, fundou sua primeira empresa ainda na faculdade, escreveu para diversos veículos de imprensa sobre tecnologia e, hoje, escreve para ninguém mais ninguém menos que a Forbes. Se quiser contactá-lo basta procurá-lo no Twitter (@ttaulli) ou em seu website (www.taulli.com).

Em “Introdução à Inteligência Artificial: Uma abordagem não técnica” temos a apresentação desta nova, misteriosa e, para muitos, assustadora tecnologia. Passando por assuntos fundamentais da Inteligência Artificial, que vão da básica explicação sobre o que são algoritmos e as bases histórico-científicas quanto a origem recente da IA, o Autor introduz conceitos um pouco mais melindrosos, como o que são redes neurais, deep learning, dados, Big Data, Sistema NLP - Natural Language Processing, Ética e Governança, machine learning, Automação Robótica de Processos (RPA), Cibersegurança, tipos de robôs, abordagens de implementação e até como a IA traduz a linguagem.

Certamente, a parte mais interessante fica para o final, o capítulo 9 deste não tão longo livro. Naquele, o Autor aborda sobre o futuro da IA, isto é, suas aplicações e tendências, trazendo subtópicos de discussão interessantíssimos, tais como: Carros Autônomos, Estados Unidos x China, Desemprego causado pelas mudanças tecnológicas, Militarização da IA, Desenvolvimento de novos medicamentos, Governo, AGI (Artificial General Intelligence), Bem Social e Principais Aprendizados.

Valioso ressaltar que este trabalho, apesar de pincelar questões éticas e de relevância social, não se trata de um livro sobre filosofia e profundidades. Sua importância está justamente na facilidade com que aborda temas técnico-científicos de alta complexidade com foco em Inteligência Artificial, hoje ainda vistos como bicho de sete cabeças pelo público leigo.

Como diria o Autor, “para um usuário, o aplicativo do Uber é simples. (...) Nos bastidores, entretanto, existe uma avançada plataforma tecnológica que depende muito da inteligência artificial (IA)”. Temos aí uma das grandes jogadas dos novos modos de se fazer conhecimento: informação descomplicada, democrática e de fácil acesso, possibilitando experiências que, usando o velho modus operandi técnico-científico, ter-se-ia que desembolsar milhões em tempo e capital.

“Ok, então, quão grande vai ser a IA? De acordo com um estudo da PWC, ela vai adicionar impressionantes $15,7 trilhões de dólares no PIB Global até 2030, o que é mais do que a produção da China e da Índia juntas. Os autores do relatório ressaltam: “A IA relaciona-se a quase todos os aspectos de nossas vidas e ela está só começando”. (...) a IA pode ser diferente porque tem o potencial de se transformar em uma tecnologia de uso geral. Um paralelo a isso é o que aconteceu no século 19 [sic] com o surgimento da eletricidade, que teve um impacto transformador para todo o mundo.”


Por Sanmella de Pinho e Santos

spinho.adv@outlook.com


Para mais informações sobre o livro, clique aqui. 

#Algolatr.IARecomenda


Comentários