Huang Wei, conhecida como Viya, é uma influencer digital da China conhecida por fazer transmissões ao vivo no Taobao Live, plataforma do grupo Alibaba. Sua destreza na venda de itens da plataforma e elevado número de seguidores a fizeram ser conhecida como a “rainha do livestreaming”.
Segundo a Administração Tributário do Estado, a celebridade evadiu um total de 643 milhões de yuans em impostos, com apresentação de declarações falsas de renda nos anos de 2019 e 2020. A influencer foi multada, no dia 20 de dezembro de 2021, em 1,34 bilhão de yuans (cerca de RS 1.2 bilhão), a maior multa aplicada a uma influencer digital, e teve sua conta deletada. Caso não pague a multa, poderá responder por crime de sonegação de impostos.
A aplicação da multa pode ser vista como ato de intensificação da repressão do Presidente Xi Jinping aos influenciadores digitais, que ocorre há alguns meses. Em agosto, o Ministério do Comércio apresentou proposta para um “padrão da indústria” de transmissões ao vivo que comercializam produtos em plataformas digitais, incluindo detalhes sobre como os apresentadores devem se vestir ou falar. Tais medidas de repressão são consideradas ações voltadas à redistribuição de riqueza em prol da "prosperidade comum”, como desejado pelo Presidente Xi Jinping.
Destaca-se que a aplicação da multa causou prejuízo às ações de tecnologia da China. Tanto as ações do Alibaba (plataforma Taobao), quanto da Kuaishou Tecnology caíram quase 1,5%, e do site Bilibili, de compartilhamento de vídeos, despencou mais de 6%.
Por Giselle Villela Maletta
Comentários
Postar um comentário