Selo #Algolatr.IARecomenda: Artigo “O futuro do Estado-Nação: como o Estado-Nação pode encontrar um caminho em meio à digitalização”, de Mats Lewan
Trata-se, o texto de indicado, de um capítulo do livro chamado “Transformação Digital e Serviços Público”, e tem como objetivo investigar o futuro potencial do Estado-Nação no contexto de mudanças apresentadas pela Internet e pela digitalização.
O autor questiona se o Estado-Nação passará por transformações para se adaptar a esse novo mundo digitalizado ou se ele será potencialmente substituído por alguma outra estrutura organizacional melhor adaptada às tecnologias digitais.
Inspirado por teorias revolucionárias, principalmente o conceito de seleção natural de Charles Darwin, Mats Lewan desenvolve uma interessante estrutura chamada de “the innovation loop” ou “ciclo de inovação”. O princípio básico do ciclo é o entendimento de que etapas do sistema biológico podem ser comparadas às invenções humanas, de modo que a evolução não só das espécies, mas também da tecnologia, das empresas e da sociedade podem ser vistas como resultado da seleção natural e da sobrevivência dos melhores adaptados.
Pelo ciclo de inovação, nenhuma entidades, nem Estados Democráticos nem Estados Autoritários serão, a longo prazo, capazes de resistir às adaptações necessárias para novos tecnologias que mudam as condições de sua existência; caso contrário, eles entrarão em colapso e serão interrompidos. No entanto, os Estados têm em seu favor a combinação entre o estado de direito, o monopólio do poder coercitivo e o controle de um território, que conferem poder significativo ao Estado-Nação, inclusive beneficiando-o quanto ao ritmo proposto para implementação das mudanças tecnológicas necessárias.
O artigo apresenta uma importante reflexão sobre o ciclo de evolução social vinculado à inovação tecnológica e, por isso, é obra recomendada pelo Algolatr.IA para o leitor que se interessa pelas reflexões da democracia na era tecnológica.
Por Giselle Villela Maletta
gisellevmaletta96@gmail.com
Para mais detalhes, clique aqui.
#Algolatr.IARecomenda
Comentários
Postar um comentário